Ibrasurf

Eco & Surfing – diário de uma bióloga surfista

por Ibrasurf em 08.04.2013 | Ibrasurf |

Eco & Surfing – diário de uma bióloga surfista

Depois de um tempo sem escrever, a surfista e bióloga Isabela Cheida resolve falar um pouco das belezas do Estado onde mora atualmente. Na correria de seu mestrado e sem dinheiro para uma trip internacional, Bela se joga nas ondas do Espírito Santo.
Acompanhem:

Nada melhor que começar pela praia que mais me sinto bem, em casa, em paz comigo mesma: A Vila de Regência Augusta, que fica em Linhares, região central do estado.
Também conhecida como régis, ou réges, o vilarejo abriga em torno de mil e poucos sortudos habitantes e cresce a cada ano com a adesão de simpatizantes capixabas ou não que procuram paz e tranquilidade para a vida.
A praia está dentro da Rebio (Reserva Biológica) de Comboios e por isso não existe nenhum tipo de comércio. Na verdade nem pessoas seriam autorizadas a acessar a praia conforme a lei, mas o acesso é tolerado. Por isso é que se você for algum dia à Regência, lembre-se de levar TODO o “acampamento” como água, snacks, protetor solar (muito, inclusive para os amigos parasitas e esquecidos), canga/toalha e guarda-sol (que pode facilmente ser substituído por uma barraca construída com pedaços de madeira, galhos encontrados na praia e muita força de vontade).

Futrico correndo atrás da felicidade no point!!!

A vila, apesar de simples e aconchegante, possui seus atrativos, como o Projeto Tamar – www.projetotamar.org.br/base.php?cod=23 – que possui duas sedes na vila. Além disso, existe uma festa tradicional que ocorre todo ano em setembro, em memória a um herói da vila, o Caboclo Bernardo, por ter salvo a vida de muitos tripulantes num naufrágio em 1887.

Projeto Tamar.

A vila também conta com uma empresa de ecoturismo, o Regência Ecotur – www.regenciaecotur.com.br – que oferece passeios de barco, expedição de caiaque pelo Rio Doce, carebada noturna, entre outros. A empresa pertence ao casal de amigos Luciana e Fabinho Gama, muito receptivos e atenciosos…vale a pena conferir!!!

Ecoturismo.

Fora os forrós, a comida boa, o aconchego da vila e o visuais nos fins de tarde na boca do rio, a praia oferece muitas alegrias para a galera do surfe, quase sempre que a ondulação está de leste, ou até de sul/sudeste com vento nordeste. Aí a máquina de ondas não para!!

Para quem não conhece ou está desconfiado, o filme “Onda da Vida” – http://filmeondavida.blogspot.com.br/ – foi gravado em Regência e estará em cartaz em breve nos cinemas brasileiros. O filme é alucinante e mostra todo potencial da onda além de todas as coisas boas da vila. Aproveito para mandar os Parabéns ao Muleta e toda a equipe pela produção!!!

“A onda da vida” tá em Regência!!

Para quem se empolgou e viu a qualidade de nossas ondas, seguem algumas dicas para a visita:

Para hospedagem na vila sugiro que acessem o site do Robson Barros (Pontinha): www.regenciasurf.com.br/pousadas.html
Para informações sobre como chegar à vila, acessem: www.regencia.org.br/index.htm

ALOHA galera!!
E lembrando: RESPEITEM OS LOCAIS SEMPRE!!!

 

15
8
14
10
2
12
13
11
4
9
3
6
5
1
7

Locals.

Vovôzin representando lado norte no estilo!

Visual!!!

Eu tentando a sorte e me dando bem!!

Projeto Tamar.

Manoel Victor botando pra baixo mesmo!!! Pra poucos…

Paraíso!

Felipe treinando em mais um dia de boas ondas.

"A onda da vida" tá em Regência!!

Betola sempre nas melhores do dia!

Ecoturismo.

Murilão aproveitando o visual de dentro!

Jader preparando pra se entocar.

Futrico correndo atrás da felicidade no point!!!

Mateusin já entocado.

Notícias Relacionadas

Deixe o seu recado