Treinamento Funcional no Surf

Cada vez mais o treinamento funcional tem chamado a atenção de surfistas à procura de um melhor rendimento na session. Kelly Slater, Laird Hamilton e diversos profissionais, já se renderam a essa proposta de preparação física há mais de 10 anos.

Para entender melhor, conversamos com os idealizadores da SURFUNCIONAL. Com um belo currículo e muita experiência, Marcus “Vini” Simão e Aline Alegro estiveram presentes na temporada 2012 do Circuito Paulista Universitário de Surf.

Acompanhe a entrevista:

IBRASURF – O que é o treinamento funcional no surf?

SURFUNCIONAL – Em uma síntese das definições encontradas no dicionário Michaelis (2009), pode-se dizer que o treinamento funcional refere-se a um conjunto de exercícios praticados como preparo físico ou com o fim de apurar habilidades, em cuja execução se procura atender à função e ao fim prático, ou seja, os exercícios do treinamento funcional apresentam propósito específicos, geralmente reproduzindo ações motoras que serão utilizadas pelo praticante em seu cotidiano.

O SURFUNCIONAL é um método de treinamento especifico para surfistas, pois conseguimos independentemente do nível de surf da pessoa adaptar exercícios para sua evolução sem risco de lesões.

IBRASURF – Para que tipos de pessoas ele é aconselhável? Tanto surfistas profissionais quanto aqueles de fim de semana podem praticá-lo?

SURFUNCIONAL – O treinamento funcional não tem contra indicações, nem restrições e pode ser praticado por qualquer pessoa. No caso do surfista, se torna superimportante o treinamento funcional por que ele irá contribuir para a compensação dos músculos utilizados na pratica do esporte, melhora no padrão de movimento, melhora na flexibilidade, mobilidade e estabilidade corporal. Tudo isso contribuindo para a melhora no desempenho.

IBRASURF – Quais são os benefícios dessa proposta de preparação física?

SURFUNCIONAL – Os benefícios são diversos para a saúde e performance esportiva, mas podemos destacar alguns como: Melhora na mobilidade e estabilidade corporal, melhora das capacidades física, força, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, potência, agilidade, velocidade, resistência, melhora no padrão de movimento… Tudo isso com baixo índice de lesão.

IBRASURF – Como é dividido o treino?

SURFUNCIONAL – O treino é dividido em fases dependendo do nível de padrão motor e condicionamento físico do individuo. São realizadas algumas avaliações antes e posterior a isso para classificar o treinamento. Ex: para iniciantes (sedentários) no surf, os exercícios são básicos e de fácil aprendizado e execução. Para intermediários, a preparação física é mais especifica e básica ao mesmo tempo. E para os avançados, é caracterizado um treinamento mais especifico com os gestos motores realizados no seu esporte, características metabólicas, vo², entre outros aspectos.

IBRASURF – Qual é a carga-horária que um atleta amador deve ter semanalmente para que sinta os resultados?

SURFUNCIONAL – Inicialmente aqui em nosso Centro de Treinamento, indicamos o treinamento funcional duas vezes na semana com uma atividade aeróbia complementar prescrita e orientada pelo profissional.

Para a performance esportiva é indicados 4 a 5 vezes na semana, pois o atleta precisa de estímulos variados e caracterizados com base em seu calendário de competições.

Hoje em dia é muito difícil periodizar um treinamento para um atleta de surf, pois o mesmo viaja muito e nem sempre pode levar seus preparadores físicos, o que atrapalha e muito na sua performance.

IBRASURF – O treino oferece algum risco de lesão?

SURFUNCIONAL – Não, pelo contrário, o Treinamento Funcional segue uma linha de raciocínio diferente de outros métodos de treinamento.
No treinamento funcional, o individuo passa por um aprendizado sobre a respiração e um fortalecimento do CORE (centro de força). Esses dois itens são fundamentais para o inicio a pratica de qualquer atividade física, prevenindo lesões e dores nas costas.

Na pratica observamos que indivíduos com dores nas costas diminuem até 90% as dores nas costas, após algumas sessões de treinamento funcional e fortalecimento do CORE.

A palavra CORE, em uma tradução literal do inglês, refere-se ao Centro, núcleo.
O Core é constituído aproximadamente por 29 pares de músculos e é ele que mantém o alinhamento e o equilíbrio postural dinâmico durante as atividades.
Um Core fraco é um problema fundamental de movimentos ineficientes, o qual leva à lesão, assim, surfistas com esses músculos fracos tem muito mais chance de lesões.

IBRASURF – Um dos vídeos mais conhecidos de treinamento funcional é o do Taylor Knox. Depois dele, podemos dizer que o treinamento caiu no gosto da galera. Como você vê esse aumento de seguidores?

SURFUNCIONAL – O treinamento Funcional é mais antigo do que todos pensam, esse nome surgiu de trabalhos de reabilitação de lesões na segunda guerra mundial e em atletas olímpicos nos anos 50, quando se percebeu a necessidade de trabalhos específicos e diferenciados para cada modalidade desportiva.
No surf, indivíduos como Laird Hamilton e Kelly Slater, treinam funcional a mais de 10 anos.

Hoje em dia com as formas de comunicação em massa, ficou mais fácil as pessoas terem acesso a esse tipo de informação. Diversos vídeos de pessoas treinando funcional aparecem diariamente. E isso se deve a facilidade e diversidade de exercícios que podem ser realizados.

Os benefícios são diversos e quando a coisa é boa, prazerosa, divertida e traz saúde e qualidade de vida ninguém quer ficar fora.
Ao mesmo tempo, pessoas sem formação adequada que querem treinar funcional precisam buscar orientação de um profissional especializado no assunto. Pois, como qualquer outro tipo de exercício, tem suas limitações e riscos, podendo fazer um treino prazeroso virar um treino doloroso.

Em tese é o que temos de mais interessante, inteligente, dinâmico e eficiente para a preparação física de surfistas.

IBRASURF – Vocês estão escrevendo um livro sobre o assunto previsto para lançar no início de 2013. Conte-nos como surgiu essa ideia e qual a participação do Alê Zeni (diretor do Ibrasurf) nele.

SURFUNCIONAL – A ideia do livro é pioneira e surgiu da necessidade dos surfistas em cuidar do seu próprio treinamento, pois sabemos que essa área ainda é muito pequena. Os surfistas estão se lesionando muito. No livro os surfistas e profissionais de educação Física poderão ver através de um guia prático as imagens ilustrativas dos exercícios funcionais práticos no solo e suas ações práticas na água.

A participação do Alê neste livro é fundamental, pois ele tem uma importância muito grande no desenvolvimento do surf no Brasil. Além disso, é meu mestre e conhece muito sobre a modalidade e suas variabilidades. Sua participação vem para somar ainda mais com nosso conhecimento e poder passar isso para as pessoas é muito importante para o surf.

IBRASURF – Além do treinamento, quais são as armas para a melhora da performance dentro d´água?

SURFUNCIONAL – Além da preparação física, o atleta ou surfista, precisa ter um acompanhamento multidisciplinar com, nutricionista, médico, quiropraxista, entre outros.
Outro aspecto que faz a diferença na água é o psicológico (treinamento mental). Sabe-se que a técnica dos surfistas está cada vez mais parecida, o fator diferencial é o controle da mente. Isso pode ser alcançado através de atividades como yoga, técnica de eutonia, relaxamento, treino imaginário, entre outros.

IBRASURF – Em termos de aquecimento, que tipo de cuidados você recomenda para a galera antes da queda?

SURFUNCIONAL – Aquecer o corpo antes da prática desportiva é fundamental e indispensável para qualquer pessoa, contribuindo também para a prevenção de lesões.
O aquecimento deve ser feito de forma geral e especifica. O tempo adequado varia de acordo com a temperatura do ambiente, dias muito frio se recomenda aquecer pelo menos 15 minutos entre geral e especifico. Nos dias mais quentes esse aquecimento pode ser reduzido para 10 minutos.
Geral: Corrida, pular corda, etc.
Especifico: Movimentos de alongamento dinâmicos das pernas e braços.
O alongamento estático segurando a posição por muito tempo, não é recomendado, pois, relaxa o músculo e diminui sua atividade elétrica, isso atrapalha o desempenho da força e explosão se for feito antes do surf.

IBRASURF – Para o nosso público do Circuito Universitário, qual a melhor rotina em dias de competição?

SURFUNCIONAL – A melhor rotina é estar preparado antes da competição.
Se alimentar bem e de forma saudável. Evitar alimentos gordurosos ou alcoólicos que podem gerar desconfortos gastrointestinais.
Dormir cedo e acordar cedo.
Alongar sempre que possível.
Estar focado e bem concentrado.

Para saber mais, entre em contato:
contato@surfuncional.com.br
http://www.facebook.com/pages/SURFUNCIONAL/151612688257614?ref=ts&fref=ts

Fotos: Arquivo Surfuncional.


Comentários